quarta-feira, 6 de março de 2013

Enfatizando o Roteiro

"A Dama da Lotação" de Nelson Rodrigues retrata um homem que desconfia da fidelidade de sua mulher e expõe isso ao seu pai em uma conversa que ambos têm.

A seguir será retratado o passo a passo da obra em que efeitos sonoros podem ser utilizados. Além disso, haverá a apresentação da vinheta de abertura e de fechamento no final do texto.

"Às dez horas da noite, debaixo de chuva..." (efeitos do som característico da chuva e trovões). "Carlinhos foi bater na casa do pai." (batida em madeira). "E ele desabando na poltrona, com profundíssimo suspiro." (som da deformação de estofado devido à massa de uma pessoa e um suspiro de preocupação).

"Carlinhos ergueu-se..." (efeito sonoro retratando o retorno da constituição física do estofado). "Depois voltou e sentando-se de novo..." (recurso sonoro enfatizando novamente o efeito de deformação). "O filho riu amargo." (Uma risada irônica e angustiada que pode ser interpretada pelo ator). "O filho já estava na porta, pronto para sair; disse ainda..." (efeitos sonoros idealizando passos de pessoas). "Se for verdade o que eu desconfio, meu pai, mato minha mulher! Pela luz que me alumia, eu mato, meu pai!" (neste trecho do texto é possível inserir um efeito da porta se abrindo e em seguida do som de carros e de movimento do lado de fora, no caso, a rua, encerrando dessa maneira o capítulo).

Quanto a vinheta de abertura algo como determinado fundo musical remetendo a uma música de Tchaikovsky, podendo ser até mesmo "Lago dos Cisnes" é capaz de fornecer uma impressão mais clássica em relação aos sentimentos expressos na radionovela, entretanto é possível abordar uma outra temática, pois a obra sendo uma releitura mostra-se também adequado utilizar uma música contemporânea remetendo à um novo referencial. Portanto, o mesmo pode se aplicar a vinheta de fechamento para o programa, chamado o ouvinte a escutar o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário