terça-feira, 5 de março de 2013

Curiosidades Sobre as Aplicações do Rádio

Na busca interminável de responder a pergunta e suprir a necessidade, possivelmente mais primitiva do homem, de que realmente está sozinho, ou não, neste vasto universo, alguns projetos inovam e buscam alternativas curiosas.

Este é o caso do Instituto SETI (Search For Extraterrestrial Intelligence), o qual, como diz o próprio nome, busca vida inteligente fora de nosso mundo, utilizando a captação de ondas de rádio para encontrar esses possíveis seres extraterrestre.

Para tanto, o SETI parte do pressuposto de que qualquer forma de vida inteligente é capaz de utilizar as ondas de rádio para comunicação, pois esta é a forma mais rápida de comunicação conhecida.

E o SETI não só capta, mas também transmite ondas de rádio, pois possui programação que pode ser ouvida por nós na Terra e também pelos "possíveis" extraterrestre, abordando assuntos relacionados a pesquisa científica na área da Astronomia e da Astrobiologia, entre outros assuntos.

Para captar os sinais de rádio o SETI dispõe de radiotelescópios que estão vasculhando as estrelas em busca de algum sinal de vida inteligente, contudo desde a fundação do Instituto em 1984, somente as estrelas mais próximas foram vasculhadas, já que as ondas de rádio viajam à velocidade da luz no vácuo e muitas estrelas distam vários anos-luz da Terra.

Enquanto as provas não chegam e não conseguimos responder a esta pergunta, deixo como minhas palavras a frase ilustre do ícone da Astronomia brasileira, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão: "A ilusão é sempre mais poética."

Saiba mais sobre o SETI na página oficial do Instituto: http://www.seti.org/  (A página está em Inglês)

Veja esse vídeo que relata a intenção do SETI e descreve um pouco sobre a Astrobiologia.

                                                                    http://www.youtube.com/watch?v=NGM0TFJrH_8

Nenhum comentário:

Postar um comentário